YOGA busca um equilíbrio perfeito e pleno entre corpo e mente. Está associada a conceitos de paz e tranquilidade, mas também a energia e força.

Yoga contra a osteoporose

Estudos de universidades e centros de pesquisa demonstram que o segredo para evitar a osteoporose é a prática regular de atividade física. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda 30 minutos - que podem ser fracionados ao longo do dia - cinco vezes por semana. Se para você parece muito, começar com três dias já é uma boa opção.

Mas quando se trata de osteoporose, não é qualquer exercício que vai ter bons efeitos. Os mais indicados são os sustentação do próprio peso e os que exijam movimentos que exerçam pressão sobre os ossos. Isso porque estimulam a reconstituição óssea e aumentam a absorção de cálcio - mineral fundamental para a saúde dos ossos.

O yoga é um exercício extremamente eficaz no combate à osteoporose porque:

- conduz o corpo a exercitar todos os tipos de movimento
- melhora a postura
- aumenta o tônus muscular, o que leva à redução da carga imposta às articulações
- muitas posturas envolvem força para sustentar o próprio peso, e isso aumenta a massa óssea

Segundo Linda Sparrowe, no livro Yoga Para a Saúde dos Ossos: Um Guia Para a Mulher: "Mesmo que suas dores e pontadas sejam resultantes de alguma doença degenerativa grave, como a osteoartrite ou a osteoporose, a prática regular de yoga, acompanhada de uma alimentação balanceada e hábitos de vida saudáveis, pode ajudar a estancar o progresso da doença e melhorar sua qualidade de vida."

Saiba mais sobre osteoporose no site do médico Drauzio Varella.
----------------------------------------------------------------------------------------
Foto: Exemplo de postura de sustentação do corpo, em Stockexpert