YOGA busca um equilíbrio perfeito e pleno entre corpo e mente. Está associada a conceitos de paz e tranquilidade, mas também a energia e força.

Ossos saudáveis com a prática do yoga

Confira um trecho do livro Yoga Para a Saúde dos Ossos: Um Guia para a Mulher (ed. Pensamento) super interessante sobre o hábito da má postura:

A postura da cabeça inclinada para frente envia sinal ao cérebro de que os músculos estão precisando de ajuda para responderem à tensão, de modo que até mesmo as glândulas supra-renais entram em ação produzindo o cortisol, o hormônio do estresse que dispara a reação de combate ou fuga. Outras partes do corpo também sofrem. As escápulas saem do alinhamento, causando problemas de rotação e inflamação nos tecidos circundantes. As clavículas movem-se para frente; o tórax volta-se para dentro; e os pulmões – ressentindo-se da falta do devido espaço para funcionar – pressionam o diafragma, empurrando-o para baixo contra a parede abdominal. Os músculos abdominais enfraquecem, o que, por sua vez, vai causar mais problemas na coluna lombar.

A postura da cabeça inclinada para frente afeta também a pessoa mental e emocionalmente. Ela acaba se concentrando nos pensamentos em detrimento das emoções, sendo literalmente “conduzida” pela cabeça e ficando separada das sensações físicas. Tudo isso por sentar e andar com a cabeça inclinada para frente!