YOGA busca um equilíbrio perfeito e pleno entre corpo e mente. Está associada a conceitos de paz e tranquilidade, mas também a energia e força.

Má postura: acabe com esse problema

Se você passa muitas horas sentada diante computador ou leva uma vida sendentária, provavelmente desenvolveu o hábito da má postura. Cuidado! Isso pode levar à cifose – um desvio de coluna.

Outro efeito da má postura é o costume de manter a cabeça inclinada para frente, um indício típico de auto-imagem negativa e depressão, segundo Linda Sparrowe, autora do livro Yoga Para a Saúde dos Ossos: Uma Guia para a Mulher (ed. Pensamento). Linda afirma que, ao ficar sentada ou andar com a cabeça inclinada para frente, a parte superior da coluna e os músculos do pescoço são comprimidos causando uma tensão que pode tornar-se crônica e com conseqüêcias como dor de cabeça e artrite nessa região.

Como o yoga pode ajudar...
Para a autora do livro, se esse problema crônico de postura não for corrigido, só vai piorar. Assim o yoga pode contribuir no tratamento das causas físicas e emocionais dessa postura errada.

Uma citação bacana de Linda Sparrowe: "Os yogues acreditam que guardamos grande parte da nossa dor emocional no plexo solar (a área situada entre o coração e o umbigo); o desejo instintivo de nos proteger também vem dessa região."