YOGA busca um equilíbrio perfeito e pleno entre corpo e mente. Está associada a conceitos de paz e tranquilidade, mas também a energia e força.

Meditação

A meditação na visão do Zen é a prática do silêncio, é chegar onde se está. Entretanto, ao praticar o silêncio, ainda não se está em ponto de meditação.

Meditar é um estado natural do ser humano, não são necessários esforço, intenção ou reflexão. Trata-se de um mergulho sem intenção e desinteressado. Embora não haja objetivos na meditação é possível utilizar sua técnica para colher os seus frutos, capazes de nos proporcionar grande qualidade – tanto na vida mental quanto na emocional – que reflete de forma conclusiva
em benefícios para a vida material cotidiana. Um desses frutos é o insight.

O insight é a compreensão profunda sobre a natureza dos acontecimentos. É a sabedoria fragmentada. Para criar uma relação íntima com os insights é de vital importância cultivar um estado meditativo que só se aprende com as práticas de meditação.
PráticaSente-se confortavelmente. Deixe a respiração bem tranqüila, o corpo relaxado e descontraído. Mantenha a coluna ereta e a cabeça erguida, olhando para frente. Feche os olhos e se dedique inteiramente a ouvir o silêncio. O silêncio se move?

Texto de Daniel Mont Zion, professor de meditação