YOGA busca um equilíbrio perfeito e pleno entre corpo e mente. Está associada a conceitos de paz e tranquilidade, mas também a energia e força.

Afinal, o que é yoga?

O yoga é definido como a união de todas as forças do corpo, da mente e da alma com Deus. É a disciplina do intelecto, das emoções, da vontade. É manter uma atitude da alma que permita encarar a vida em todos os seus aspectos com tranqüilidade de espírito.

Já foi descrito como a sabedoria na ação e a arte de viver com harmonia e moderação em meio às atividades. É também o método pelo qual a mente incansável é acalmada e a energia, dirigida para canais construtivos. Assim como um rio caudaloso, adequadamente dominado por represas e canais, cria um vasto reservatório de água, evita a fome e fornece energia abundante para a indústria, do mesmo modo, a mente, quando controlada, fornece um reservatório de paz e gera energia abundante para o enaltecimento da humanidade.

A palavra yoga deriva da raiz sânscrita “yuj”, que significa reunir, ligar, dirigir e concentrar a atenção sobre, usar e aplicar, além de união ou comunhão.

Yogues e yoguinis, sejam bem-vindos ao maravilhoso mundo do yoga!

Namastê!!!

Texto adaptado o livro A Luz da Ioga, de B.K.S. Iyengar (Editora Cultrix)