Tarananda Sati
YOGA busca um equilíbrio perfeito e pleno entre corpo e mente. Está associada a conceitos de paz e tranquilidade, mas também a energia e força.
O EU E O NÃO-EU
Nós somos um reflexo da Consciência Divina vivendo uma experiência no mundo da ilusão. Ao "encarnarmos" usamos um corpo que tem filogenia animal, nosso cérebro mais primitivo é um cérebro reptílico, ou seja, um cérebro que é o resultado evolucionário dos répteis mais primitivos. Por isso, ao usarmos 'emprestado' esse corpo somos influenciados por esses conteúdos evolucionários que emaranhado com conteúdos de vidas passadas formam a personalidade do que na Índia denominamos não-Eu. Mas nós não somos isto, nós somos o Eu, o reflexo consciencial da Divindade. Portanto, o termo evolução espiritual não é uma visão correta de um caminho espiritual, porque o Eu é perfeito como perfeita é a Divindade da qual ele é uma imagem. O verdadeiro caminho espiritual é um caminho de resgate do que somos, ou seja afastar os conteúdos da psique para dar espaço a emergência da Consciência Crística.
PASCOA COM YOGA
Esta época de Páscoa nos dá oportunidade de refletir sobre a maneira de como pensamos a vida, sobre o modo como a estamos vivendo: A que damos valor? A que dedicamos a maior parte do nosso tempo, do nosso dinheiro, da nossa energia? A que nos apegamos sem abrir mão ou ceder um centimetro? Porque objetivo estamos dando a nossa vida?
A Páscoa é um momento para iniciar ou fortalecer o nosso compromisso com tudo que nos traz a visão dos Sábios: o estudo, a meditação, a verdade, a vivência da paz, o Yoga, o sorriso, o perdão......
A Páscoa é um momento para iniciar ou fortalecer o nosso compromisso com tudo que nos traz a visão dos Sábios: o estudo, a meditação, a verdade, a vivência da paz, o Yoga, o sorriso, o perdão......
AULA GRATUITA
DE HATHA YOGA DIA 3 DE ABRIL DE 2010 ÀS 09H00
CONVIDE SUA FAMILIA E SEUS AMIGOS!
COORDENAÇÃO: PROFª ANGÉLICA ROSA
Local: Espaço Yoga Itaquera - Rua Isabel Urbina, 146 Itaquera - São Paulo
Contato: 3484-7687 ou 9841-6472
E-mail: yogaitaquera@gmail.com
MANTRA DA ATENÇÃO
31 CANTO 12 - O CAMINHO DO AMOR DIVINO
Neste canto o Senhor Krishna apresenta o terceiro caminho espiritual para a liberação do ser humano do julgo da ilusão;
Bhakti, a via da devoção.
"Considero meus melhores devotos aqueles que buscam a comunhão eterna Comigo, e que com a mente fixa em Mim, meditam com maior fervor (canto 12, verso 2). Aqueles que Me adoram como o Ser Absoluto, Eterno, Infinito, Não-manifesto, Onipresente, Onipotente, Onisciente, Imaterial e Inefável, o Um e o Todo. E, dominando seus sentidos conservam sempre o ânimo igual, respeitando todos os seres e se regozijando com o que é bom e belo, onde quer que esteja, esses também chegarão a Mim." (canto 12, versos 3 e 4)
"Aqueles que me reconhecem como o Ser Absoluto e Não-manifesto, estão bem mais próximos de Mim que aqueles que me adoram como o Deus manifestado e possuidor de forma. (canto 12, verso 5). Aqueles que em Mim renunciam os frutos de suas ações e meditam em Mim como o seu ideal mais elevado, considerando tal meditação como um fim e não um meio, esses tem a mente fixa em Mim e, Eu estou com eles e eles Comigo. (canto 12, verso 6). Descansa, pois tua mente em Mim e satura toda a tua mente de Meu Ser. Assim fazendo, ao deixar este corpo morarás eternamente em Mim. (canto 12, verso 8). Em verdade te digo que amo aqueles que são sempre constantes, afáveis, piedosos, mansos de coração, firmes de vontade e não tem cuidados mundanos, não temem o mundo, não são tímidos e são livres de cólera, turbulência, impaciência e medo, não se entregando nem à tristeza nem a alegria excessiva. Amo aqueles que não tem preconceitos; são justos, imparciais, inconfidentes, livres de toda ânsia e nunca se desesperam não se apaixonando nem odiando a nenhum ser vivo, não se invejando e não se apegando às ações. Amo aquele que considera tanto o amigo como o inimigo, os honrados como os desprezados". (canto 12, verso 14, 15, 16, 17 e 18).
Tarananda Sati
REFLEXÕES SOBRE A BHAGAVAD GITA
"Aquele que atingiu o saber e conhece o Eu Real como a consciência em si mesmo, aquele que permanece tranquilo no meio da agitação do mundo, por ser calmo, estar sempre contente e sentir compaixão por todas as criaturas, não se alterando nem pelo frio nem pelo calor, nem pelo sofrimento nem pelo prazer, nem pela honra ou pela desonra, vendo tudo com equanimidade, seja barro ou ouro, sendo afável para com todos, seja amigo ou não, santos ou "pecadores". Este Ser está em Mim e Eu estou Nele (canto 6, verso 7,9). Assim, quando um devoto tem pleno domínio de si mesmo, e conserva a mente fixa no Eu Real, não tendo anseio por nenhum objeto desejável, merece o nome de Yukta - aquele que é "cheio de graças". (canto 6, verso 18). Em realidade Eu te digo que aquele que Me vê em tudo, e todo o Universo em Mim, nunca Me abandonará e nunca será por Mim abandonado, pois para sempre estará ligado a Mim pelos laços preciosos do amor.
Taranada Sati
Assinar:
Postagens (Atom)