YOGA busca um equilíbrio perfeito e pleno entre corpo e mente. Está associada a conceitos de paz e tranquilidade, mas também a energia e força.

REFLEXÕES SOBRE A BHAGAVAD GITA


O EU E O EGO

"Aquele que atingiu o saber e conhece o Eu Real como a consciência em si mesmo, aquele que permanece tranquilo no meio da agitação do mundo, por ser calmo, estar sempre contente e sentir compaixão por todas as criaturas, não se alterando nem pelo frio nem pelo calor, nem pelo sofrimento nem pelo prazer, nem pela honra ou pela desonra, vendo tudo com equanimidade, seja barro ou ouro, sendo afável para com todos, seja amigo ou não, santos ou "pecadores". Este Ser está em Mim e Eu estou Nele (canto 6, verso 7,9). Assim, quando um devoto tem pleno domínio de si mesmo, e conserva a mente fixa no Eu Real, não tendo anseio por nenhum objeto desejável, merece o nome de Yukta - aquele que é "cheio de graças". (canto 6, verso 18). Em realidade Eu te digo que aquele que Me vê em tudo, e todo o Universo em Mim, nunca Me abandonará e nunca será por Mim abandonado, pois para sempre estará ligado a Mim pelos laços preciosos do amor.

Taranada Sati