YOGA busca um equilíbrio perfeito e pleno entre corpo e mente. Está associada a conceitos de paz e tranquilidade, mas também a energia e força.

2º NIYAMA – Santosha: Satisfação



Satisfação é um estado de felicidade e equilíbrio, é a aceitação das coisas como elas são e com o que se tem. Estar contente é aceitar cada momento como ele é sem pensar que deveria ou poderia ser diferente. Viva com consciência no momento atual, não fique querendo saber como será o momento seguinte. As expectativas frequentemente levam ao desapontamento e causam ansiedade e tensão, o que drena as energias da pessoa. Não significa que não devamos fazer planos futuros.
Quando estamos satisfeitos, estamos felizes. A felicidade é um estado mental que não depende das circunstâncias, não depende absolutamente de nenhuma condição externa. Nossa felicidade não deveria estar condicionada ao que temos ou deixamos de ter. Felicidade e infelicidade são estados da mente. A mente que muda constantemente e nunca se contenta não ficará satisfeita permanentemente com nada. Quando uma pessoa não está satisfeita, sua mente permanecerá sempre na dúvida, e ela perceberá que é impossível se concentrar e meditar.
Patanjali disse no primeiro capítulo do seu livro Sutras: A IOGA É A TRANQUILIZAÇÃO DO MOVIMENTO DO PENSAMENTO.
Quando todos os conflitos e confusões da mente estão resolvidos, não há pensamento. A mente se torna tranquila, e desta tranquilidade do pensamento resulta a satisfação, que traz um fluxo contínuo de felicidade e paz interior. A satisfação está intimamente ligada à equanimidade (samata), que significa ter a mente tranquila, calma, estar livre do apego e da aversão. 

A PRÁTICA DE SANTOSHA
*Não permita que os desejos controlem seus pensamentos. Diga à sua mente: “o objeto que você deseja não está aqui, satisfaça-se com o que você tem aqui e agora”.  *Viva o momento presente. Fique satisfeito e feliz com o que você tem. *Permaneça tranquilo internamente. Os pensamentos constantes são causados por desejos e apegos, que por sua vez criam insatisfação, raiva, ciúme, ódio e medo.  A mente concentrada no objeto da meditação silencia; esse silêncio e quietude trazem satisfação, alegria, calma, paz e uma consciência mais elevada. *Não se apegue.  *Não complique sua vida. Faça disto sua máxima: “Vida simples, pensamento elevado”. Siga o caminho do meio, seja equilibrado e moderado em todas as coisas. *Aprenda com a vivência interior. 

Sthephen Sturguess

1.12x a 1ª parte da saudação ao sol
2.Sequência da postura de lótus
3.Afirmação: DENTRO DE MIM EXISTE A FONTE DA ALEGRIA E PAZ VERDADEIRA. VIVO A VIDA AGORA, NO MOMENTO PRESENTE.
5x em voz alta; 5x em voz baixa; 5x sussurrando; 5x mentalmente.
4.Responda a si mesmo:
Estou disposto a aceitar as coisas como elas são no momento em que elas acontecem?
Minha felicidade depende de ter coisas ou pessoas? Se a resposta foi sim, aprenda: A FELICIDADE É UM ESTADO MENTAL QUE NÃO DEPENDE ABSOLUTAMENTE DE NENHUMA CONDIÇÃO EXTERNA.
Estou satisfeito e feliz com as coisas que já tenho?

5.Pranayama: Inspire 4; segure pulmões cheios 4; expire 4; segure pulmões vazios 4. Repita essa respiração 10x. Depois disso fique percebendo o que está acontecendo ficando em silêncio mental por alguns minutos. Tente permanecer no mínimo 5 minutos. Você pode ficar até por uma hora, porém, respeite o seu limite para manter o entusiasmo na prática.

Angélica Rosa

1º NIYAMA – Saucha: Limpeza, Pureza.

1º NIYAMA – Saucha: Limpeza, Pureza.
Saucha significa limpeza total, interna e externa.  Significa praticar a pureza em pensamentos, palavras e ações. A pureza em todos os níveis liberta a mente de suas limitações.
A luz interior da sua alma é a mesma luz de todas as pessoas, mas ela parece reluzir mais em algumas pessoas do que em outras. Se você tem duas lamparinas a óleo acesas fornecendo a mesma quantidade de luz, mas o vidro de uma está coberto de pó e fuligem, a outra iluminará mais. Não é uma questão de mais luz, mas de limpar ou remover as impurezas que estão bloqueando a luz. Para permitir que a luz dentro de nós brilhe livre e luminosamente, precisamos limpar nosso corpo físico tanto interna quanto externamente; purificar nossa mente e nossas emoções, e manter o ambiente em que vivemos limpo e em ordem.
A pureza interna é mais importante do que a externa, porque quando a mente é pura e voltada para si, somos capazes de ver clara e limpidamente; Sem limpeza e pureza (saucha), o brahmacharya não pode ser alcançado. O Brahmacharya e o saucha funcionam em conjunto.
“O templo de Deus é sagrado, e esse templo sois vós” 1 Coríntios, 3:17
Nosso objetivo na Terra, vivendo em um corpo humano, é despertar na percepção de Deus. Para atingir este propósito precisamos expandir nossa consciência, colocar nossa vida em ordem, cuidarmos de nossas práticas espirituais e de purificação, meditar regularmente e prestar serviços altruístas, viver em harmonia com as leis da natureza e entregar-nos a Deus, à Vida e à Graça.
Limpeza Física
·         Evitar drogas como fumo, álcool, café, carne, frango e peixe, excesso de açúcar, excesso de sal e temperos fortes e artificiais.
·         Pratique técnicas iogues de purificação como jejum e dieta vegetariana, asanas, Pranayama. Essas práticas ajudam a purificar e controlar a mente.
Limpeza Mental
·         Medite profundamente, depois abandone sua técnica de meditação e faça um profundo silencio interior.
·         Participe regularmente do satsang. Jesus disse: Onde dois ou três se reunirem em meu nome, eu estarei no meio deles. (Mateus 18:20). Cuidar das companhias: Diga-me com quem anda e eu te direi quem é.
Limpeza do Ambiente
·         Manter o lar e o ambiente de trabalho limpos e em ordem. Nosso ambiente é um reflexo de nossa mente. Se nossa mente é impura, desatenta e desordenada, então se refletirá em nosso ambiente como sendo suja, desleixada e descuidada.

Stephen Sturguess
PRÁTICA
1.       12x a 1ª parte da saudação ao sol
2.       Sequência da postura de lótus
3.       Afirmação: LIMPO MINHA MENTE DE PENSAMENTOS, SENTIMENTOS E EMOÇÕES NEGATIVAS. VIVO EM HARMONIA COM AS LEIS DA NATUREZA.
5x em voz alta; 5x em voz baixa; 5x sussurrando; 5x mentalmente.
4.       Responda a si mesmo:
·         Meus pensamentos palavras e ações estão em harmonia?
·         Quais hábitos eu gostaria de mudar?
·         Posso fazer minha prática de yoga e meditação sem estar asseado?
·         A prática do jejum purifica meu corpo e minha mente. É melhor faze-lo das 18h00 às 06h00 ou 24 horas?
5.       Pranayama: Inspire 3; segure pulmões cheios 3; expire ; segure pulmões vazios 3. Repita essa respiração 10x. Depois disso fique percebendo o que está acontecendo ficando em silêncio mental por alguns minutos. Tente permanecer no mínimo 5 minutos. Você pode ficar até por uma hora, porém, respeite o seu limite para manter o entusiasmo na prática.

Professora Angélica Rosa