YOGA busca um equilíbrio perfeito e pleno entre corpo e mente. Está associada a conceitos de paz e tranquilidade, mas também a energia e força.

NISHKAMA KARMA YOGA - FORTALECIMENTO DOS MÚSCULOS ESPIRITUAIS

Da mesma forma que o corpo precisa desenvolver e manter a força e a flexibilidade, a mente necessita estimulação para manter-se alerta e consciente, também precisamos exercitar nossos "músculos espirituais" se quisermos nos manter no caminho reto e estreito do Divino.
Deixe-me delinear para você um programa prático de nove pontos, fácil de seguir e que fortalecerá seus músculos espirituais e fará você escalar a montanha da evolução de forma mais interessante e
recompensadora.
Em primeiro lugar, aprenda a manter um diário espiritual. Nele você deverá anotar apenas aqueles pensamentos, ações, palavras e eventos pertencentes ao seu desenvolvimento espiritual. Isso pode incluir anotações sobre sua dieta, sue jejum, suas experiências sobre disciplina corporal porque o controle da corpo também é parte do desenvolvimento espiritual, é bom escrever no diário o último pensamento que teve antes de dormir e o primeiro ao acordar. Então você poderá observar com o passar do tempo, a qualidade desses pensamentos, se eles melhoram, se permanecem num nível mundano ou negativo. Você poderá registrar o estado do corpo, o nível de energia, seus objetivos, desejos, metas no seu Sadhana de Yoga. Você pode também anotar sonhos e eventos significativos.

É um hábito importante manter um diário porque ele nos "ajuda a lembrar". Nós costumamos esquecer tudo com muita facilidade, o que nós fomos, o que temos sido. Por isso não somos conscientes de mudanças quando elas acontecem. A mudança é gradual, ela rasteja sobre nós antes que percebamos, tanto a mudança positiva com a negativa. Nós podemos estar escorregando para baixo sem nos aperceber até que tenhamos atingido o fundo. Ou ainda podemos estar crescendo e pouco nos apercebemos disso também.
Um diário nos faz ter uma visão fria e clara de nós mesmos. Ao percorrer as páginas de diários escritos anos antes, nós podemos ver se um padrão de crescimento está emergindo ou declinando. Um diário a perspectiva à vida espiritual nos ajuda a avaliar o acaminho que tomamos. Quando anotamos tudo, o ato de anotar nos ajuda a manter controle. Isso é fácil de perceber em relação ao dinheiro. Se registramos o dinheiro gasto e o ganho percebemos que controlamos essa poderosa forma de shakti. Mas se nós simplesmente gastamos e ganhamos, sem pesnamento de controle, logo nos encontramos em situações de probelma, imaginando aonde todo dinheiro foi. Se nós simplesmente gastamos nosso tempo sem controla-lo, um dia nós simplesmente nos pegaremos imaginando como nó usamos descuidadamente nossa preciosa vida! Mantenha um diário. Mesmo cinco linhas por dia é melhor do que nenhuma. Uma vez que o hábito se formou, você se deliciará em registrar sua vida espiritual.
Aqui está um Sadhana prático de nove pontos, o qual pode ser realizado e registrado religiosamente em seu diário, apenas como uma experiência na sua vida espiritual.

1. ANOTE CADA SIMPLES COISA QUE VOCÊ PENSA PRECISARIsso pode incluir coisas materiais e mesmo espirituais. No primeiro dia faça uma lista tão exaustiva quanto puder. Então, cada dia sente-se e risque cada coisa que você já conseguiu, cada coisa que você acredita não precisar mais. Focalizar sua conciência em seus desejos intensivamente, normalmente faz você perceber que não precisa de tudo o que imagina. Conforme o tempo passa, risque aquelas coisas de que não precisa mais ou adicione novas coisas à lista. Dessa forma acompanhe a evolução dos seus desejos, veja como eles mudam, se são satisfeitos ou simplesmente desaparecem com o passar do tempo.

2. FAÇA DIARIAMENTE ALGO VALIOSO QUE NORMALMENTE VOCÊ NÃO FARIA
Visite um amigo doente. Faça uma doação para uma causa de valor. Vá ao trabalho a pé em vez de ir dirigindo. Almoce num parque ao invés de faze-lo em ambientes fechados. Gaste algum tempo em serviço social. Dê uma nadada ou ande de bicicleta. Supere-se fazendo algo que exija algum esforço.

3. TODO DIA FAÇA O QUE ESTIVER FAZENDO UM POUQUINHO MELHORPonha um pouco mais de força ao lavar o chão, lavar a louça, digitar uma carta. Yoga é habilidade na ação. Traga a consciência para ao menos uma das tarefas rotineiras diárias e torne-a perfeita. A cada dia seja apenas um pouco mais eficiente.

4. DIARIAMENTE, FAÇA ALGO PARA ALGUÉM QUE NUNCA SABERÁ QUE FOI VOCÊ QUEM PRATICOU A AÇÃO
Ponha uma flor na mesa de alguém. Mande uma pequena mensagem gentil para alguém.

5. DIARIAMENTE TENTE CONTROLAR PELO MENSO UM DOS SEUS MAUS HÁBITOS, AO MENOS UMA VEZ
Se você costuma tomar duas xícaras de café no café da manhã, um dia tome apenas uma. Se normalmente você gasta o seu tempo falando pelo telefone, ao menos um dia, não o faça. Se você tem a tendência de comer mais do que seu corpo necessita, apenas um dia observe a Mitahara ou o controle do alimento. Faça jejum ou tome apenas sucos.

6. TENTE PASSAR UM DIA INTEIRO SEM PROCURAR DESCULPAS PARA SEU COMPORTAMENTO, PARA ERROS QUE VOCÊ POSSA TER COMETIDO
Você poderá se surpreender muito percebendo quantas vezes você abre a boca para emitir alguma desculpa sobre o seu comportamento. "Desculpe, faltei ao encontro porque o cachorro estava doente.", "Desculpe, estou atrasada por causa do trânsito" ou "Meu trabalho está malfeito porque me distrai com o bebê". Enfrente o que você é, enfrente seus erros e veja-os claramente, sem todo o tipo de desculpas utilizadas para amenizá-los.

7. APENAS UM DIA DE UMA ATENÇÃO ESPECIAL À LIMPEZA E À ORGANIZAÇÃO EM SUA VIDA
Seja um pouco mais escrupuloso no banho, ao escovar os dentes ou na higiene pessoal. Seja um pouco mais organizado no trabalho, arrume sua mesa, seu armário, as áreas de trabalho da sua casa.
Procure focar sua consciência no papel de Saucham ou esteja seguro de que você esteja desenvolvendo um senso de pureza física e mental. Eu descobri em nosso asharam que o estudante médio, quando vem pra cá estudar, especialmente dos países ocidentais, é muito desorganizado em seu comportamento. Normalmente ele não mantém as suas roupas limpas. Seu quarto geralmente é uma bagunça, sua roupa de cama não lavada. Ele deixa alimentos meio comidos em seu prato por horas. Ele deixa seus objetos pessoais por todo o asharam sem pensar a confusão que está fazendo. Ainda assim ele deseja "desenvolvimento espiritual". Eu sempre lembro aos meus estudantes que sem esse Saucham básico o desenvolvimento espiritual não é possível. As primeiras coisas em primeiro lugar.

8. APENAS UM DIA SEJA PONTUAL EM TUDO O QUE FIZER
Se você tiver um compromisso mantenha a hora combinada. Se você organiza um cronograma de trabalho, faça seu trabalho dentro desse cronograma. Se você trabalha, chegue e saia na hora. Se você mantiver seus compromissos, você não ficará desapontado. Muitos desapontamentos acontecem porque não somos pontuais, nós não fizemos ou dissemos o que devíamos no tempo certo. A própria bíblia nos admoesta: "há um tempo para tudo debaixo do sol e para cada coisa sua estação". Veremos que metade dos nossos problemas simplesmente desaparece e a vida começará fluir mais suavemente, se formos pontuais.

9. APENAS UM DIA SEJA ABSOLUTAMENTE CONFIÁVEL
Isso não quer dizer que você pôr para fora coisas como falta de tato ou ferir os sentimentos alheios, mas falar a verdade para os outros e para você mesmo. Seja preciso no que falar e pensar. Se alguém lhe perguntar a hora do dia esteja seguro de dar a resposta certa! Isso não é tão simples como parece. Você conhece a expressão: "Ele não me disse nem a hora certa".
Primeiro é necessário que você conheça a hora certa, que você seja capaz de manter seu relógio andando corretamente. Depois você deve checar o horário com o relógio em vez de apenas supor a hora certa. Depois você deve falar de forma precisa. Observe-se e veja quantas vezes, por preguiça ou falta de cuidado você dá falsas respostas, mesmo para coisas mundanas.
Karma Yoga é um dos temas principais do Yoga mas raramente ele é expresso em termos práticos. Muitos asharams traduzem Karma Yoga como trabalhar para o asharam e muitos centros não tem nenhum programa de Yoga além de fazer doações à causa. Ainda assim, para se qualificar algo como Yoga deve haver uma estrutura Nishkama Darma Yoga é o Yoga da "ação desinteressada". Fazemos o que fazemos para o Self ou pela ação desinteressada não sendo nós próprios egoístas. Tente esse programa por 9 dias, cada dia concentrando em um dos aspectos da vida consciente que delineei acima. Você poderá se surpreender sobre o que descobrir sobre si mesmo! Isto também é uma importante parte do Yoga estabelecer as fundações, por assim dizer, sobre as quais outras práticas podem ser construídas. Uma estrutura como esta nos permite analisar nossas vidas e, como disse Sócrates "A vida não examinada não vale a pena ser vivida". Desejo-lhes o melhor em seu Yoga Sadhana. Possam seus tapas (esforço sobre si) serem frutíferos!

Swami Gitananda Giri